Museológico

Enfraquecimento do Império Romano

2019

Identificação do documento/obra

Tipo documental
Incorporação Anterior
LT_I_1_6.1-Extra-Ataliba de Castilho - Extra _ v3
Código de Inventário
pobr_aud_01_01
Título
Enfraquecimento do Império Romano
Descrição
Ataliba Castilho discorre que da dificuldade em se manter um império tão vasto como era o romano, houve a necessidade em dividi-lo em Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, cuja população falava latim e Império Romano do Oriente, com a Capital em Constantinopla - atual Istambul - cuja população falava grego. Em seguida comenta que os germanos que invadiram a península Ibérica aprenderam o latim vulgar já nas suas modificações que vinham se sucedendo naquele território.

Características

Duração (HH:MM:SS)
01:32

Contexto de produção

Local de Produção
Contexto de produção
A história da língua portuguesa tem suas raízes no Império Romano, que, no século II EC, era a maior potência econômica, política e militar do mundo, dominando territórios na Europa, Ásia Menor e norte da África. No ano 218 AEC, durante a guerra contra Cartago, os romanos invadiram a Península Ibérica, anexando-a ao império e impondo o latim aos povos locais, como os lusitanos e celtas. Esse latim vulgar, falado pelo povo, seria a base das futuras línguas românicas. Roma era uma metrópole multicultural e seus símbolos, como a sigla SPQR, apareciam em documentos, moedas e estandartes militares, reafirmando a unidade imperial. Os romanos também levaram sua cultura e engenharia para a Ibéria, construindo cidades com aquedutos, termas e teatros. No século III, o Império Romano foi dividido em Ocidente e Oriente, e, no século V, o Império do Ocidente caiu diante das invasões germânicas. Os suevos e visigodos dominaram a Península Ibérica, mas suas línguas góticas não foram impostas à população, que continuou a falar latim. Com o tempo, esse latim se modificou e originou os diversos falares românicos, que, séculos depois, deram origem ao português e outras línguas latinas.

Contexto e relações

Tópico relacionado

Assets

Entrada do objeto

Data de Entrada
2019
Método de Entrada
Cessão de Direitos
Proveniência
Fundação Roberto Marinho
Motivo da Entrada
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse processo, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que enriqueceriam a mostra, incluindo a produção de vídeo sobre "O enfraquecimento do Império Romano e a Invasão Germânica". A cessão de direitos desse material foi intermediada pela Fundação Roberto Marinho e pertence ao Museu da Língua Portuguesa.

Relações

Data Inicial
2019