Imagem do Liber Abaci [Livro dos ábacos ou Livro dos cálculos], de Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, escrito a partir da tradução latina da aritmética de Ibn Musa, responsável pela introdução do sistema indo-arábico no mundo cristão da Idade Média.
Os árabes levaram para a Península Ibérica não apenas sua língua, mas também um vasto conhecimento científico e tecnológico. Introduziram conceitos fundamentais em astronomia, astrologia, matemática, física, medicina, botânica, geografia, história, política e filosofia, além de técnicas agrícolas avançadas. Sua influência foi marcante nas artes — literatura, poesia e música — e na arquitetura, ainda admirada em edificações preservadas em Portugal e na Espanha. O auge da cultura árabe na região ocorreu em Al Andalus, atual Andaluzia. Entre suas contribuições mais importantes, destaca-se a introdução da numeração decimal e dos algarismos arábicos, desenvolvidos pelo matemático Al-Khwarizmi. Seu trabalho também difundiu o conceito do zero, essencial para os cálculos matemáticos que impulsionaram o desenvolvimento da ciência, da computação à física, da astronomia à química.
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse processo, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que enriqueceriam a mostra, incluindo a imagem do "Liber Abaci". O licenciamento da imagem foi realizado por intermédio da Fundação Roberto Marinho e a Biblioteca Nacional de Florença.