Identificação do documento/obra

Tipo documental
Incorporação Anterior
LT_I_1_2_8.2_Ai Mouraria_Alteracoes_0721_v2
Código de Inventário
pobr_aud_02_01
Título
Ai Mouraria
Descrição
Apresentação de Amália Rodrigues , em 1990, na qual ela interpreta a música "Ai mouraria", dos compositores Frederico Valério e Amadeo do Valle. Ao longo do vídeo, vão surgindo gravações do cotidiano da cidade de Lisboa, Portugal.

Características

Duração (HH:MM:SS)
02:55

Contexto de produção

Local de Produção
Contexto de produção
Apresentação de Amália Rodrigues em 1990, na qual a icônica fadista interpreta Ai Mouraria, composta por Frederico Valério e Amadeo do Valle. Ao longo do vídeo, imagens do cotidiano de Lisboa se entrelaçam com a performance, evocando a atmosfera histórica da cidade. O nome "Mouraria" remonta a 1147, quando D. Afonso Henriques conquistou Lisboa, encerrando o domínio muçulmano. Após o cerco, árabes, moçárabes e mudejáres – genericamente chamados de mouros – foram confinados nessa área, cujo nome se mantém até hoje, preservando a memória desse período.

Contexto e relações

Tópico relacionado
ÁrabesAssunto
MoçárabeAssunto
MudejáresAssunto
MourosAssunto
MuçulmanoAssunto

Assets

Marcas e Inscrições

Notas sobre Marcas e Inscrições
Amália Rodrigues, "Ai Mouraria" de F. Valerio e Amadeo do Valle, 1990 - Inscrição inserida digitalmente na parte superior do vídeo.
Texto da Marca
Amália Rodrigues, "Ai Mouraria" de F. Valerio e Amadeo do Valle, 1990.

Entrada do objeto

Data de Entrada
11/09/2019
Método de Entrada
Licenciamento
Proveniência
Fundação Roberto Marinho
Motivo da Entrada
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse processo, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que enriqueceriam a mostra, incluindo a apresentação de Amália Rodrigues , em 1990, na qual ela interpreta a música "Ai mouraria". O licenciamento desse material foi viabilizado por meio de uma autorização firmada entre a Fundação Roberto Marinho e a Irmãos Vitale Editores Ltda., garantindo o direito de uso do vídeo por um período de dez anos.

Relações

Data Inicial
1990