Fac- Símile da carta redigida pelo escrivão Pero Vaz de Caminha, em 1º de maio de 1500, na qual relata sua chegada ao Brasil, as populações que encontraram e a biodiversidade da região.
A carta foi redigida pelo escrivão Pero Vaz de Caminha, no século XVI, no contexto da colonização das novas terras, na Ilha de Vera Cruz, atualmente denominada Porto Seguro, Bahia, Brasil e foi encaminhada para o Rei D. Manuel I, em Portugal. Para composição da exposição de longa duração, foi produzido uma fac-símile da carta pela Produção Caleidoscópio- Edição e Artes Gráficas.
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse processo, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que enriqueceriam a mostra, incluindo o fac- símile da Carta de Pero Vaz de Caminha. O licenciamento da imagem foi realizado por intermédio da Fundação Roberto Marinho.