Description
A Experiência Rua da Língua da exposição de Longa Duração do Museu da Língua Portuguesa está localizada no segundo andar na Ala Norte. E tem como objetivo surpreender e instigar o visitante, convidando-o a refletir sobre a linguagem na vida urbana contemporânea. A proposta é pensar a Grande Galeria como uma rua, um espaço onde o português do Brasil possa pulsar de modo livre, solto e pleno, unindo a escrita icônica, a palavra da rua e o audiovisual.
A estruturação da experiência inclui uma grande tela no segundo pavimento cobrindo toda a extensão do edifício, que recebe uma projeção apresentando poeticamente o dinamismo da língua portuguesa. A tela se transforma em paredes, muros, faces de edifícios, outdoors, etc. Participam desta obra os artistas: Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Guto Lacaz, Felipe Grinaldi, Fábio Moraes, GG (Susto), Mana Bernardes e Coletivo Bijari.
O texto curatorial da Rua da Língua destaca que as palavras circulam em alta velocidade pelas ruas das cidades, na fala de todos os dias, nos provérbios, nas poesias, nas canções. Vivemos em meio a acontecimentos linguísticos: são conversas, notícias, propagandas, grafites, pichações, palavras, palavrinhas e palavrões emitidos pelas rádios, escritos nas mensagens dos aparelhos celulares, nas placas de trânsito, nas portas das lojas, nos jornais espalhados pelas ruas de todo o país. Entre a capacidade de comunicar ideias e sentimentos, ligando indivíduos em comunidades, e a possibilidade de criar novas formas por meio da invenção poética, a língua portuguesa do Brasil pulsa de modo livre, solto e pleno em suas várias dimensões, luzes e matizes.