A Experiência Beco das Palavras presente na Ala Sudoeste do segundo andar do Museu da Língua Portuguesa tem como objetivo sensibilizar o visitante para a etimologia de palavras da língua portuguesa, sobretudo as de origem grega e latina.
A estruturação da experiência inclui duas mesas interativas de alturas diferentes nas quais o visitante consegue formar palavras e saber mais sobre suas origens. Projetadas sobre as mesas, partes de palavras podem ser manipuladas pelo visitante que, ao formar as palavras selecionadas, acionam um vídeo que conta a origem etimológica da palavra.
O texto curatorial do Beco das Palavras explica que a língua portuguesa é um universo que contém hoje cerca de 500 mil palavras. E esse número não para de crescer. Agora mesmo, neste instante, novas palavras podem estar nascendo em algum lugar, seja pelo ingresso de palavras estrangeiras, seja pela criação de novos vocábulos a partir de bases já existentes em nossa língua. Mas como as palavras se formam? A etimologia, ciência que investiga a origem das palavras e as suas transformações, mostra que se pode aproveitar partes de uma palavra em outras, porque as palavras não são indivisíveis: elas são formadas por unidades menores, que contribuem com parcelas de significado. Conhecer a origem das palavras do português traz surpresas inesperadas. E revela-nos os mecanismos secretos com que nossa língua pode sempre se renovar.