A seção "Nós da Língua" está localizada em paralelo à experiência "Rua da Língua", ao final do corredor, na Ala Nordeste. Em uma parede estão embutidas 23 telas alinhadas horizontalmente. Acima delas são indicados nomes de países de língua portuguesa no mundo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Cada país representado está organizado por uma tríade de monitores, que transmite em looping fotos relacionadas ao país. Cada tríade de tela é separada por um monitor interativo, que apresenta conteúdo textual, sonoro e iconográfico.
Cinco estações multimídia permitem aos visitantes pesquisarem a língua portuguesa falada hoje no mundo. Nelas, o visitante pode ampliar seus conhecimentos sobre os países da Comunidade dos países de Língua Portuguesa e sobre outros lugares do mundo onde o português é falado. As instalações multimídia apresentam várias janelas para pesquisa e o visitante poderá passear pelos seguintes temas: paisagem física e urbana; povos e identidades; sistemas linguísticos e tradições orais (incluindo os crioulos); história (colonialismo e lutas de independência); perspectivas políticas, econômicas, sociais e culturais dos países.
O objetivo da instalação "Nós da Língua" é mostrar a presença estabelecida da língua portuguesa no mundo e mapear suas novas movimentações. Buscou-se problematizar questões cruciais apresentando lado a lado diferentes perspectivas sobre os fatos e seus conflitos e fazendo recortes diacrônicos, com informações relevantes também sobre o passado dos países e suas tradições culturais e linguísticas.