Museologic

Lápide moçárabe

2020
additionalType
previousRecordNumber
LÁPIDE MOÇÁRABE
recordNumber
pobr_tri_02_01
Title
Lápide moçárabe
Additional Name
Lápide funerária
Description
Fac-símile de fragmento de lápide funerária encontrada em Élvas, Portugal no século XII. Tradução da inscrição: Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Abençoe [Deus a Muhammad...]".
technique
productionNote
Árabes, judeus e cristãos: A população da Península Ibérica sob o domínio muçulmano era muito heterogênea. Todos gozavam de liberdade de culto, mas tinham de se submeter ao pagamento de tributos e às regras comerciais estabelecidas pelos árabes. Além dos árabes seguidores de Alá e de Maomé, havia cristãos e judeus, que preservaram seus próprios ritos e preceitos. Os cristãos eram chamados de “moçárabes”: falavam o romance nas relações familiares, mas adotaram o árabe e o modo de vida muçulmano nas relações comerciais. Depois da reconquista da península pelos cristãos, os árabes que permaneceram ficaram conhecidos como “mudéjares” ou “mouros de pazes”.
Related topic
image
acquisitionDate
2020
acquisitionMethod
Aquisição / Licenciamento
provenance
Oficina São João / Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires
acquisitionNote
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse processo, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que enriqueceriam a mostra, incluindo a réplica em forma de fac-símile de fragmento de lápide funerária encontrada em Élvas. O licenciamento da imagem foi realizado pelo Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires.
dateCreated
2020

image