Museologic

Retrato de Bartolomeu Dias

additionalType
previousRecordNumber
DA31946g
recordNumber
pobr_ico_04_08
Title
Retrato de Bartolomeu Dias
Description
Imagem de pintura representando Bartolomeu Dias, navegador português do século XV, notável por ter sido o primeiro europeu a dobrar o Cabo da Boa Esperança. A obra retrata o personagem em trajes históricos, segurando um astrolábio, com uma caravela ao fundo, encostada à praia. A composição busca representar o espírito da expansão marítima portuguesa.
material
TelaMaterial
technique
width
165
height
230
José Dias Sanches AutoriaPerson
productionLocation
productionNote
Esta pintura de Bartolomeu Dias foi produzida com o propósito de representar visualmente um dos protagonistas do processo de expansão marítima europeia. Entre 1420 e 1570, Portugal liderou, com apoio estatal, mercantil e religioso, diversas expedições marítimas que resultaram na abertura de rotas oceânicas desconhecidas até então pelos europeus. Com o desenvolvimento da arte da navegação — que reuniu tecnologias, saberes e técnicas de diferentes origens — navegadores como Dias participaram de empreendimentos que redesenharam os mapas do mundo e ampliaram o contato entre continentes. No entanto, tais expedições também estiveram diretamente ligadas à ocupação de territórios, ao domínio violento de povos, à imposição cultural e à exploração econômica. A presença de elementos como o astrolábio e a caravela na pintura remete à inovação técnica da época, mas também simboliza a imposição de uma nova ordem global que promoveu assimetrias profundas. Ao levar a língua portuguesa aos quatro continentes, essas ações também promoveram uma troca linguística e cultural que, embora ampla, foi marcada por relações desiguais de poder. A pintura, portanto, insere-se em uma tradição visual que busca exaltar figuras da história europeia sob o prisma da aventura e da conquista, mas cuja leitura crítica contemporânea deve reconhecer os múltiplos sentidos desses encontros — inclusive os de resistência, apagamento e violência cultural. O retrato idealizado de Bartolomeu Dias, que não possui base iconográfica contemporânea ao navegador, representa mais uma construção simbólica do que uma representação histórica, refletindo as intenções políticas e pedagógicas de seu tempo de produção.
image
DA31946g.jpgImageObject
acquisitionDate
18/01/2019
acquisitionMethod
Licenciamento
provenance
Museu da Marinha de Lisboa
Scala
acquisitionNote
Item incorporado ao acervo com a finalidade de compor a nova Exposição de Longa Duração do Museu da Língua Portuguesa, reformulada após o incêndio ocorrido em 2015. A obra integra o conjunto de representações visuais históricas selecionadas para reconstruir e ampliar a narrativa museológica sobre os processos de formação cultural e linguística do Brasil, a partir de personagens, símbolos e encontros que marcaram o período da expansão marítima.
displayDate
Séc. XX

image