Área expositiva
Prédio Museu da Língua Portuguesa, Elevador, 2º Andar, 3º Andar
Descrição
A Exposição de Longa Duração do Museu da Língua Portuguesa, foi revista e reinaugurada em 2021, após o incêndio que atingiu o prédio em 2015. O conteúdo da exposição, que teve sua inauguração em 2006, foi renovado e passou a refletir criticamente a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências novas e inquietantes. O foco da exposição é explorar a língua portuguesa falada por 260 milhões de pessoas no mundo, sua história, suas influências e sua importância como elemento da identidade cultural.
A Exposição de Longa Duração é dividida em dois núcleos, separados por andar. O primeiro núcleo, "Viagens da Língua", está localizado no 2º Andar, e o segundo, "Língua Viva?", está no 3º Andar. Além disso, há uma peça musical de Arnaldo Antunes no elevador, quando não estão ocorrendo exposições temporárias.
Em "Viagens da Língua", as Experiências apresentadas são: Línguas do Mundo, Rua da Língua, Laços de Família, Beco das Palavras, Línguas do Cotidiano, Nós da Língua, Palavras Cruzadas e Português do Brasil, sendo que as duas últimas incluem módulos que retratam a composição de cada experiência.
Em "Língua Viva", as Experiências são: Língua Solta, O Que Pode a Língua?, Praça da Língua e Falares, com a última também contando com módulo que ilustra a composição da experiência.