Descrição
A Experiência Línguas do Cotidiano localizada na Ala Centro-Oeste do segundo andar da Exposição Principal do Museu da Língua Portuguesa tem como objetivo exibir vídeos e filmes que expressem artisticamente a variedade dos falares através do território brasileiro.
A estruturação da experiência inclui uma sala de projeção com a exibição em looping de vídeos que compunham a Grande Galeria, instalação que integrava a primeira montagem da exposição de longa duração do Museu da Língua Portuguesa. Nesta experiência são exibidos seis filmes de aproximadamente sete minutos de duração cada, ininterruptamente. Cada filme apresenta um aspecto cultural onde o uso da nossa língua é empregado de formas diferentes: música, culinária, religiões, festa, futebol, danças, carnavais e natureza. O tempo total do vídeo é de 48 minutos.
O texto curatorial da Línguas do Cotidiano explica que o português é a língua falada de uma ponta à outra do Brasil. Das praias do Amapá aos campos do Rio Grande do Sul, das dunas do Maranhão às cidades do pantanal do Mato Grosso, ela é a forma de expressão de uma cultura diversa e multifacetada e o código central que dá unidade a um país do tamanho do Brasil. Seja no dia a dia do trabalho, nos afetos, na culinária, na música, nas festas, na religião, nas danças, no futebol ou na natureza, a língua portuguesa do Brasil é uma língua viva, que está em permanente movimento, sofrendo influências de outras línguas e refazendo-se, sem cessar, na boca de todos os seus falantes. Nossa língua é a nossa cara, o nosso melhor retrato. É o modo que temos de carregar o mundo dentro de nós.