Registro é um município brasileiro localizado no Vale do Ribeira, na porção sul do estado de São Paulo, integrando a Região Geográfica Imediata de Registro e a Região Geográfica Intermediária de Sorocaba. Situa-se a aproximadamente 191 km da capital paulista, em posição sudoeste, nas coordenadas 24°29'15" de latitude sul e 47°50'37" de longitude oeste. Está localizado entre 0 e 25 metros acima do nível do mar, e possui clima subtropical úmido.
Com área de 722,4 km² e cerca de 80 bairros, o município é formado apenas pelo distrito-sede, que inclui o Bairro Serrote. Graças à sua diversidade cultural, econômica e populacional, Registro é conhecido como a "Capital do Vale do Ribeira". Também é lembrado como a "Capital do Chá", em referência à expressiva produção e exportação da cultura do chá, especialmente até a década de 1990.
Por meio do Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, Registro foi oficialmente reconhecido como o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, por ter sido uma das primeiras localidades paulistas a receber imigrantes japoneses com o objetivo de investir em produção agrícola própria. O chamado Conjunto Iguape — que abrangia as colônias de Registro, Sete Barras e Katsura (ou Jiporuva) — foi a primeira grande colônia japonesa do Brasil financiada por capital privado nipônico, tornando-se um marco da presença japonesa na região.