A pesquisa sobre a escuta Nkisi foi realizada para a elaboração do roteiro do vídeo sobre a escultura, que foi publicado na época do lançamento da exposição temporária sobre as línguas africanas. Dessa pesquisa, resultou a roteirização do vídeo e um artigo publicado no site do museu.
Problema de Pesquisa / Hipóteses
Considerando os contrastes apresentados, para melhor compreensão das origens da escultura a pesquisadora formulou os seguintes questionamentos: quais as regiões desses países são apontadas como lugar de origem da escultura? Estas esculturas remontam ao período dos Reinos na África subsaariana?
Objetivos Gerais e Específicos
A fim de contextualizar o objeto, o ponto inicial da pesquisa foi identificar a origem da escultura, já que certos materiais apontam que Nkisi é originário de Angola, enquanto outros afirmam ter origem na República Democrática do Congo, ou seja, não há um consenso no que se refere a sua origem.
Metodologia
Fontes Utilizadas
BUGANZA, M. H. Le Nkisi dans la tradition woyo du Bas-Zaïre. Systèmes de pensée en Afrique noire [on-line], 8 | 1987. p. 201-220.
BUGANZA, M. H. Aux origines du royaume de Ngoyo. Systèmes de pensée en Afrique noire [on-line], 41 | 1993. p. 201-220. Disponível em: https://journals.openedition.org/civilisations/1702# Acesso, 14 jun. de 2024.
GAIA, R. S. P. ; VITÓRIA, A. S. Orixás, Nkises e Voduns: as nomenclaturas e etnias dos Sagrados nos Candomblés Ketu, Bantu e Jeje. Revista Calundu –Vol.5, N.1, JanJun 2021.
Sem autor: Art Through Time: A Global View. Art: Power Figure (Nkisi nkondi). Annenberg Learner. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. de 2024.