Pessoa

Adrien Taunay

1803-1828

Identificação

Nome Completo
Adrien Taunay
Outras formas do nome
Aimé-Adrien Taunay

Área de Descrição

Nacionalidade
Biografia

Aimé-Adrien Taunay foi um pintor, desenhista e naturalista francês, conhecido por sua atuação como ilustrador científico durante expedições no Brasil no século XIX. Filho do pintor Nicolas-Antoine Taunay, chegou ao Brasil ainda jovem, integrando-se ao círculo artístico ligado à Missão Artística Francesa.

Em 1825, passou a integrar a Expedição Langsdorff, organizada pelo Império Russo com o objetivo de explorar o interior do Brasil. Taunay assumiu o posto de desenhista oficial da missão, substituindo Johann Moritz Rugendas. Durante a jornada, que teve início no Rio Tietê, produziu centenas de desenhos e aquarelas que documentavam a fauna, a flora, a paisagem e os povos indígenas brasileiros.

Sua carreira promissora foi interrompida precocemente: faleceu afogado em janeiro de 1828, na região de Cuiabá (MT), durante a travessia de um rio. Apesar de sua morte prematura, o trabalho de Taunay é considerado um dos mais significativos registros visuais da natureza e da sociedade brasileira no século XIX.

Papéis

Representação de tatu ArtistaMuseológico

Data de nascimento
1803
Local de nascimento
Data de falecimento
05/01/1828