Pesquisa "As línguas indígenas na curadoria do Museu da Língua Portuguesa"
Descrição
Em 2022, o Museu da Língua Portuguesa (MLP) estabeleceu como tema do ano as línguas indígenas brasileiras, mobilizando as áreas técnicas a realizar projetos e atividades relacionados, tendo como produto de maior visibilidade a exposição temporária “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”, com curadoria da artista Daiara Tukano e consultoria especial da linguista Luciana Storto. Seu processo de pesquisa reuniu centenas de materiais dentre arquivos, vídeos, registros e obras artísticas, além de produzir de forma inédita mapas e instalações.
Em consonância e diálogo direto com esse contexto, o Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa (CRMLP) desenvolveu pesquisas acerca dos conteúdos referentes a línguas indígenas presentes no acervo da exposição principal, tendo como objetivo aproximar estrategicamente as atividades de pesquisa, documentação e ampliação de referências às ações de comunicação museológica.
Foi um período oportuno para aprofundar os estudos sobre o próprio acervo do MLP, considerando a recém-reabertura do Museu e a quantidade significativa de novos conteúdos reunidos, de forma a reconhecer esse repertório e ampliar o conhecimento sobre ele, além de expandir as discussões dentro e fora do espaço expositivo.
O relatório elaborado visa apresentar as principais análises elaboradas nesse projeto, as diferentes metodologias aplicadas ao longo de 2 anos de trabalho, destaques dos achados da pesquisa e seus desdobramentos, como sugestões de aperfeiçoamento das informações expostas na exposição.