Descrição
Imagem de um anúncio produzido pela Typographia Universal de Laemmert, na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo recompensa pela captura de uma pessoa escravizada em fuga.
Contexto de produção
O anúncio foi produzido 34 anos antes da abolição da escravidão no Brasil, sancionada pela Lei Áurea (Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888). Ele foi impresso pela tipografia de Eduardo e Henrique Laemmert, irmãos alemães que emigraram para o Brasil entre 1828 e 1833. Proprietários de uma bem-sucedida gráfica e livraria no Rio de Janeiro, os Laemmert faziam parte da elite econômica da época e, como muitos membros da burguesia brasileira, possuíam pessoas escravizadas. O anúncio registra a fuga de Fortunato Lopes da Silva 18 em outubro de 1854. Como era comum nos avisos de captura de escravizados, o texto emprega termos depreciativos para descrever suas características físicas, refletindo a desumanização imposta pelo sistema escravista. Além disso, é oferecida uma recompensa de 50 mil réis por sua recaptura, evidenciando a lógica mercantil da escravidão, em que pessoas eram tratadas como propriedade.
Notas sobre Marcas e Inscrições
1854 – Esta informação foi anotada manualmente no documento com uma tinta específica, distinta daquela utilizada na tipografia do anúncio.
PUBL.DACORTE.BIBL.NAC.L - carimbo.
E: [L ou J]: – Inscrições adicionadas posteriormente à inscrição "1854", feitas à mão com caneta esferográfica azul.
Motivo da Entrada
Para a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, após o período de reforma decorrente do incêndio, a Exposição de Longa Duração foi revisitada, evidenciando a necessidade de incorporar novos itens expositivos. Nesse contexto, foi realizada uma curadoria criteriosa para a seleção dos elementos que comporiam a mostra, incluindo a imagem do anúncio de recompensa pela captura de um escravizado em fuga. O licenciamento dessa imagem foi viabilizado por meio de um contrato firmado com a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Biblioteca Nacional, com prazo de direito ilimitado.