“Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” foi uma exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, realizada em 2013 em comemoração ao centenário de nascimento de Rubem Braga, um dos maiores cronistas da literatura brasileira. A mostra celebrou sua vida e obra por meio de textos, imagens, objetos pessoais, vídeos e documentos históricos, com curadoria de Joaquim Ferreira dos Santos e projeto cenográfico de Felipe Tassara.
Dividida em módulos temáticos — Redação Jornalística, Correspondente de Guerra, Passarinhos e Cobertura — a exposição permitia ao visitante uma imersão sensível e poética no universo de Braga. Entre os destaques estavam a reprodução de sua lendária cobertura em Ipanema, o ambiente da redação jornalística onde trabalhou, e instalações interativas que evocavam seu tempo como correspondente de guerra. A mostra também contou com depoimentos em vídeo de amigos e admiradores, como Ziraldo, Ana Maria Machado, Fernanda Montenegro e Zuenir Ventura, e teve como objetivo aproximar especialmente as novas gerações da leitura e do encantamento das crônicas do autor.
Após São Paulo, a exposição seguiu para o Rio de Janeiro e, posteriormente, tornou-se permanente em Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal.