Description
A sala "Para esta cidade" da exposição "Sonhei em português!" no Museu da Língua Portuguesa apresentou narrativas sobre a vida de imigrantes em São Paulo. O nome da sala foi impresso na parede, convidando os visitantes a explorar os doze nichos distribuídos pelo espaço.
Cada nicho abordou um tema específico da experiência migratória: língua, desejo de migrar, transitoriedade, morada, trabalho, saúde, educação, direitos, comida, fé, afetos e redes, saudades e futuros. As vitrines ofereceram uma síntese poética de cada tema, combinando objetos variados como peças de vestuário, documentos, fotografias, brinquedos, símbolos nacionais, dinheiro, bordados, objetos religiosos, instrumentos musicais, celulares, jornais, cadernos de receitas, temperos, diários e poemas.
Nos monitores, imigrantes de várias idades compartilharam suas histórias, respondendo a perguntas sobre suas vidas no país de origem, os motivos da viagem, as dificuldades enfrentadas, e suas experiências no Brasil. As narrativas destacaram questões jurídicas, acolhimento, busca de trabalho, saúde, moradia, educação, preconceitos, redes de apoio, integração, laços com o país de origem e perspectivas futuras.
A sala enfatizou as questões linguísticas envolvidas na migração, lembrando que migrar é um "estar", não um "ser". Os depoentes representaram diversas nacionalidades presentes em São Paulo, como angolanos, congoleses, nigerianos, senegaleses, moçambicanos, chineses, coreanos, bolivianos, equatorianos, venezuelanos, peruanos, paraguaios, haitianos, palestinos, libaneses, sírios e portugueses.
Os trajetos dos imigrantes foram representados por mapas esquemáticos, ilustrando suas jornadas e conectando os pontos de suas viagens.